Menu

Eu e a Terra, meras estrelas.


Descobri em mim uma ânsia: Observar o planeta Terra. Há alguns anos desejei/sonhei cursar astronomia. Os planos foram por água abaixo, mas a paixão continua intacta. Para mim a palavra "incrível" foi criada e designada para um único propósito: Descrever o(s) sentimento(s) que o Universo nos transmite. Ao assistir documentários fico impressionada com a beleza do nosso planeta, e o quanto deve ser delicioso observa-lo de longe. Os astronautas com certeza devem ser os verdadeiros filósofos. Enxergar o que temos de maior numa distância que o torne tão pequeno é questionador. Você descobre que "muito" se torna "mínimo". Já assistiram a Terra quando as luzes das cidades se acedem a noite? E uma tempestade observada de cima? "São como fogos de artifícios" disse um astronauta. É lá de cima também que eles percebem o quanto o planeta é frágil. Frágil, uma palavra que nunca se encaixaria nesse texto caso não tivéssemos outro ponto de vista além de estar/ morar na Terra. Observar de longe é perceber que estamos em uma "unicidade" -que não inclui a religiosidade no momento. Todos somos uma única coisa. Lá de cima somos a Terra, e só. E o mais impactante, para mim, é que se a viagem for mais longa nos tornamos uma estrela. Uma única estrela. Uma pequena estrela. 
Pensando bem... De que vale os sentimentos ruins? Tratando de astronomia, são meras -e BEM BEM BEM pequenininhas- poeiras cósmicas. Vivas as estrelas!

Luyne Matos

2 comentários:

  1. Caramba, que texto magnífico, Luyne!
    Realmente, observar o universo é ter certeza que somos parte integrante de algo imensamente maior. Além de que, hoje em dia, parar e admirar as estrelas, e toda essa grandeza, é um gesto de humildade. Esse contato e essa compreensão do universo, para mim, é quase como ver e sentir Deus.
    Parabéns pelo texto e pelo grande talento e a sensibilidade que você tem.

    P.S.: Vou até fazer um PDF desse post (somente para uso particular, ok?). :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo que prazer ler seu comentário! Obrigada. Mas você não fica por baixo,sou fã dos teus textos. ♥

      Excluir